sexta-feira, agosto 24, 2007

Epitáfios

Hoje estou um pouco tétrico . Deixo por isso, aqui, um projecto para o meu Epitáfio.

Assim -com maiúsculas e tudo-:

AQUI VIVEU O GRANDE POETA GERALDES DE CARVALHO . TINHA UM METRO E SESSENTA E SEIS DE ALTURA E NÃO SABIA NADA DE NADA .

E aí vai também outro epitáfio que escrevi há muitos anos e coloquei agora no livro "Novos e velhos cantos"

Epitáfio para um herói 



Nada,
nem frio nem quente;
água, ferro, cálcio, fósforo, etc.
à temperatura ambiente;
mas dele, nada...
Aos poucos decompõe-se.
Cada elemento é o que é:
Os gases são gases
e se se movem, vento
-pai do som,
filho que as prenhes velas têm dentro -
Água é água
e se se move, rio
-ar de peixe,
rua de navio -
Sal é sal,
fogo que abrasa o mar
-nem toda a água do mundo
o poderá apagar -
O ferro é ferro,
cristaliza,
impurifica,
é purificado,
malhado,
moldado,
para carris,
para panelas,
para desenhar nas forjas
perfis de estrelas...
Eu sei lá, é ferro.
Quanto ao fósforo
ser indeciso,
amorfo,
assim...
Presa da combustão
-frio a querer ser clarão-
é fósforo, enfim.
Não terá muita aplicação
mas é importante
-não para ele,
para mim-
Mas dele, nada.

Geraldes de Carvalho

de "novos e velhos cantos " Évora o6 -este era dos velhos cantos

4 comentários:

Senén disse...

Hermano
esta ustéd un poco "bajoneado" segùn parece.
Si conversamos de epitafios, el que más me ha gustado siempre es el de Groucho Marx, que puso
"Disculpe que no me levante"
Un genio el tipo
Saludos amigo
Senén

i disse...

Quem me dera, um dia vir a merecer um epitáfio assim.

Dalva Agne Lynch disse...

gostei demais dos epitafios, Geraldes. Mas tambem - gosto do que vc escreve. Parabens!
Dalva

líria porto disse...

vou pôr algo assim:

fui-me, mas gostava do filme!

besos