terça-feira, outubro 30, 2007

Apaixonei-me pela tua fronte larga

Amo-te nas manhãs do meu maio generoso
e nas ruas brancas do teu silêncio. 
E a tua fronte larga, é o meu infinito 
é meu horizonte. 
Nela semeio as flores 
da minha fantasia 
e a poesia que colho 
és tu a desfolhar-se. 
Amo-te nas manhãs que não existem fora de ti
nas manhãs que constróis com as tuas auroras. 
Levou-me deus ao paraíso e disse: 
Escolhe. 
Este campo será o meu jardim! 
E foi. 
Anda ver a tua fronte semeada.
Tenho as flores aladas da maravilha céu 
e as flores prateadas da maravilha mar.
Escolhe o que quiseres. 
Enche de rosas rubras os teus cabelos negros
e de camélias brancas os teus rosados seios, 
tece grinaldas-sonho em forma de vestido
faz do teu corpo todo um arraial florido. 
E havemos de cantar ao deus da primavera 
«É bom viver e amar» 
que me ensinou a nossa estrela. 
E será sempre maio. 
e serás sempre bela.
E o teu cabelo preto 
há-de pedir um raio à nossa estrela . 
E será sempre maio 
e serás sempre bela. 
E o teu cabelo ... preto 
há~de pedir outro raio à nossa estrela ... 
E será sempre maio 
E serás sempre bela. 
E o teu cabelo ... lindo 
há-de pedir mais um raio à nossa estrela . 
E será sempre maio 
E serás sempre bela. 
Meu deus, que mimoso encanto 
as rosas vermelhas 
no cabelo branco! 
E será sempre maio 
e serás sempre bela! 

Geraldes de Carvalho
de Sombras de Alma - Coimbra 1955

9 comentários:

Ana M disse...

que lindo! o amar através das idades dos tempos...
bisou

Anónimo disse...

Quando a julgas presa a ti
Como verde folha de hera
É distante, brinca e ri
A esquiva primavera.

Primavera do poeta

gdec - Geraldes de Carvalho disse...

Quem será este(a) anónimo(a) que diz coisas tão verdadeiras ?
gdec

Anónimo disse...

Primavera disse:

Quem ser�- Parece-me um bom mote para um pr�ximo poema. T�o harmonioso e t�o juvenilmente confessional como o Apaixonei-me.
Primavera

gdec - Geraldes de Carvalho disse...

Infelizmente, meu caro(a) não sou nada repentista .
Bem gostaria satisfazê-lo , meu anónimo(a)
amigo(a).
Geraldes de Carvalho

Anónimo disse...

Primavera disse:

Sei esperar. Em especial por um poema de um bom poeta. Assim nossa conversa dará algum fruto...
Quem será? parece-me um bom mote, a ser versado por quem se nomeia se eu fosse, se eu fosse.

Primavera

Kellypocharaquel disse...

Magnifico poema. Me gustan mucho tus powsias a pesar quw no entiendo mucho portugues.
Éxitos !!!
Rquel Luisa Teppich
http://sentimientos-kellypocharaquel.blogspot.com/
www.kellypocharaquelmdp.com.ar

tecas disse...

Divino poema. Amor, sentimento sem limite do tempo. Abraço amigo.
Ísis

Morg disse...

Apaixonei-me.